quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Criar um blog em 10 passos


1. Tema
A primeira coisa que se deve pensar é sobre o que iremos escrever e, uma vez decidido o tema, devemos ter em conta o facto de que dominamos bem o assunto. Outra coisa importante é pesquisar se trata-se de um tema muito pesquisado na web.
2. URL
A url nada mais é do que o endereço do blog na internet. Para os blogs do Blogger, o final da url sempre será blogspot.com, que é o domínio onde o blog está hospedado. É possível alterar o domínio blogspot.com por um .com, .com.br, .net e etc. Nesse caso, o endereço ficará mais atractivo e irá atrair mais visitantes e somente os experts conseguirão perceber que é um blog do Blogger. 
3. Modelo
Ou como muitas vezes é designado : template .Uma vez decidido o tema e o endereço do blog, precisamos escolher um bom template, que esteja de acordo com o assunto abordado e que tenha um layout limpo e com aspecto profissional. Existem diversos blogs especializados em templates. O blog deve ser de fácil navegação para que os visitantes se sintam à vontade. 
4. Widgets
Escolhido o template, devemos agora deixá-lo funcional. Por melhor que ele seja, sempre vai ficar faltando alguma coisa e a decisão do que deve ser instalado é sua. Um blog bacana precisa mostrar, no mínimo, os posts mais recentes, os marcadores, uma caixa de busca e o arquivo do blog. Coloque-se no lugar dos seus futuros leitores e pense no que gostaria de encontrar no seu blog. Assim como no caso dos templates, diversos blogs disponibilizam códigos para widgets.
5. Posts
Depois de escolhido um tema, um endereço e um template. Já podemos começar a escrever, e para tanto, é imprescindível o domínio da Língua Portuguesa. A maioria dos blogueiros já saíram da escola há muito tempo, por isso, muitas vezes, precisamos nos socorrer com os corretores ortográficos. Isso não é nenhuma vergonha!
6. Feeds
Depois de alguns posts, está na hora de queimar o feed do blog. Se você não sabe o que é um feed.
O melhor serviço para esse fim é o FeedBurner. Coloque um widget bem visível, convidando os leitores a assinar o seu conteúdo.
7. Contador de visitantes
 Teria  graça escrever em um blog se ele não fosse visitado? O melhor contador de visitas é o Google Analytics. Faça sua inscrição usando a conta do Google. 
8. Divulgação
Existem diversos sites que funcionam como indexadores de blogs. No Brasil, o melhor e mais conhecido é o BlogBlogs e lá fora é o Technorati
9. Monetização
Quer ganhar dinheiro com esse blog? Conheça então os serviços de monetização disponíveis. O melhor ainda é o Google AdSense - cujo cadastro também poderá ser feito com sua conta do Google.
10. Sitemap
Crie um sitemap para o seu blog, a fim de facilitar a indexação pelos robôs do Google. Cadastre-se no Google Webmaster Tools .

Sem comentários:

Enviar um comentário